terça-feira, 17 de janeiro de 2012

energia limpa na Antártica
Com o início da operação do motogerador a etanol, na Estação Antártica Comandante Ferraz, na terça-feira (10/01), o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a utilizar biocombustível para produção de energia na Antártica. O motogerador suprirá toda a energia necessária ao funcionamento e aos programas científicos desenvolvidos no local. A iniciativa faz parte da comemoração dos 30 anos da Estação, operada pela Marinha do Brasil, e conta com a parceria da Petrobras e da Vale Soluções em Energia (VSE).
Nós forneceremos os 350 mil litros de etanol necessários à operação e, por meio de acompanhamento tecnológico, validaremos a utilização do combustível em condições de baixa temperatura. O etanol fornecido é idêntico que abastece os veículos nacionais.
O motogerador a etanol brasileiro foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa, sem qualquer tipo de aditivo, a partir de um equipamento de controle e comando via internet. A tecnologia foi desenvolvida pela VSE.
O equipamento e o combustível foram enviados à Antártica em outubro do ano passado e chegaram à Antártica em novembro quando passaram por um período de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário